signo de cancer

O signo de Câncer é um dos signos mais carinhosos do zodíaco. Diferentemente de peixes e libra, que também têm esse ponto forte, eles são seletivos quanto a esse carinho. Ao lado das pessoas que ama e que considera, parece ser uma pessoa totalmente diferente de quando está próximo de colegas e pessoas que não guarda apreço profundo.

Como muito seletivos, acabam sendo mais frequentemente a segunda versão, que se relaciona com colegas de trabalho ou outras relações superficiais. 

Mas, todo esse carinho e seletividade, podem tomar algumas proporções surpreendentes para a personalidade do canceriano. Quer saber mais sobre esses docinhos em pote, que são os cancerianos? Então, leia o conteúdo até o final.

Tudo sobre Câncer

O signo de Câncer é regido pelo elemento água. Esse elemento carrega a sua força, adaptabilidade e emotividade. Cada signo deste elemento (Câncer, Escorpião e Peixes) carrega uma nuance de cada uma dessas características. O canceriano costuma ser o mais racional: nem tão emotivo e sensível quanto Peixes e nem tão denso e passional quanto Escorpião.

São regidos pelo Arcanjo Gabriel e seu santo protetor, que no caso é santa, é Nossa Senhora da Conceição. Que representa o título a Maria mãe de Jesus. Portanto, santa reconhecida por ser mãe exemplar, pelo seu amor de mãe, zelo e cuidado. A calmaria para quem está em desespero, o colo dos desinquietos. Nada mal e nenhuma surpresa. Quem conhece um canceriano intimamente sente todo esse poder e sabe do que estou falando.

O orixá dos cancerianos é Oxum, uma entidade feminina, correspondente à Nossa Senhora da Conceição. Dona do ouro e das pedras preciosas e tem o título de grande mãe entre os orixás. Percebe-se que conquistar o amor, de qualquer tipo, de um canceriano, não é pouca coisa.

Vemos que o deus regente também é uma mulher: Deméter. Conhecida como a deusa da agricultura, que nutre a terra. pode ser conhecida também como a deusa do casamento, da gestação e das leis sagradas. Percebe-se que conexão desse signo com a sustentabilidade emocional das pessoas que ama é forte. 

Mais sobre os cancerianos

O planeta regente do signo de Câncer, na verdade, é o nosso satélite natural, a Lua. A Lua rege o nosso interior, conflitos internos e consciência. Logo, é um signo que acaba se deixando consumir por conflitos internos e ansiedades. Dão demasiada atenção a seus sentimentos. Investigam a natureza, refletem sobre eles e convivem ou eliminam. É possível exagerarem um pouco nesse ponto, caso não estejam ainda maduros para lidar com a sua própria complexidade. É preciso equilíbrio.

Bem, já ouviram falar em intuição de mãe? Os cancerianos carregam isso em sua essência e sua frase é “Eu sinto” ou “Eu percebo”. Bonito, né? São signos atentos não somente aos seus sentimentos, mas aos sentimentos do outro e com muita habilidade para entender o que está acontecendo à sua volta, com clareza e precisão. Perdem apenas quando são deixados levar pela emoção (porque levam muito a sério seus sentimentos).

Sua flor é a jasmim: tão agradável, que é utilizada em diversos produtos de limpeza e higiene, pelo seu aroma doce e calmante. O seu metal é a prata que, ao mesmo tempo que é um metal condutor, é de brilho e energia frios. O perfume é de florais adocicados e sua pedra é a da lua (não precisamos explicar muito aqui) e quartzos branco ou cristal. Energias leves e refletoras: cancerianos apresentam em seu comportamento a você mais sobre a relação que você constrói com eles do que uma própria criação.

Seus amuletos mais indicados são a própria pedra da lua ou um elefante branco. A sua cor é cinza: neutra, unanimemente agradável.

A personalidade de Câncer

Vamos entender agora como tudo isso que falamos se junta para formar a personalidade dos cancerianos. Você deve estar se perguntando se realmente é tão doce quanto o perfume de jasmim ou tem tanto amor incondicional assim, como a santa, a orixá e a deusa que te apresentamos agora a pouco. Mas, sim.

Faz parte da essência canceriana estar do lado, apoiar, ceder e amar. Além de sustentar relacionamentos no amor, compreensão e cumplicidade. A questão é que, como dissemos, na maioria das vezes toda essa dedicação se resume a familiares próximos, ao parceiro de vida e a amigos mais próximos. 

A seleção é feita com base na sua percepção. Os cancerianos percebem se faz bem se aproximar de uma pessoa nova, suas intenções e, apesar de não serem julgadoras, decidem rápida e definitivamente se aquela pessoa pode ou não fazer parte do seu coração. E tem isso: ou você faz parte do coração do canceriano ou você é só mais um no meio da multidão. Eles não costumam se desgastar em nada por pessoas não eleitas.

O lado pesado do canceriano é a forma como ele lida com seus sentimentos. Costuma ser prejudicial a si mesmo o modo como se deixam levar pela ansiedade e angústia, por questões que não costumam saber como dividir e se expressar. Não é incomum um canceriano sentir-se perturbado por conflitos internos. Apesar de ele procurar resolver rapidamente, um conflito dá lugar a outro e pode acabar virando uma bola de neve.

O canceriano no trabalho

Pessoas criativas e rapidamente adaptadas à realidade que lhe é exposta. Não costuma criar atritos desnecessários no trabalho, se desgasta pouco com relações profissionais. Porém, se tentar prejudicá-lo ou tomar o seu brilho, costumam não perdoar. Não instaura-se uma briga, debate ou animosidade por parte do canceriano.

Mas, em situações como essa, você poderá ser ignorado eternamente e, se ele antes precisava de você para aprender, passará a se esforçar mais e mais para aprender sozinho. Se ele te ensinava, continuará respeitando essa função, mas com menos dedicação.

Apesar de sabermos que vários signos compõem o mapa astral, que nos mostra mais assertivamente as suas habilidades, analisando apenas o sol em câncer, posso dizer que o seu forte são atividades que tem por objetivo comover o outro, como publicidade, artes, teatro.

O canceriano no amor

Nos relacionamentos, ama, é carinhoso, se entrega e se dedica. Se relaciona profundamente quando sente que tá amando. Essa entrega emocional pode terminar em ciúmes e rancor, caso a pessoa o decepcione de alguma forma. Apesar de em outras áreas da vida ser uma pessoa mais flexível, quando falamos no amor, podem sofrer pelo próprio orgulho.

É um desafio manter um relacionamento com um canceriano, caso você não seja uma pessoa sensível e empática. Ainda mais, se você não conseguir ceder na mesma proporção em que ele cede. A construção do relacionamento é baseada na confiança que precisa ser conquistada e na dedicação ao relacionamento. Coisas que precisam ser demonstradas logo de início, para que você seja uma pessoa considerável para um relacionamento. A chave é o amor verdadeiro.

O conselho é tentar equilibrar a razão: toda a sua entrega é feita pelo livre arbítrio, pela sua própria vontade. Por isso, não se pode exigir do outro a sua mesma forma de amar. 

Conclusão

Os cancerianos não são só choro e romance. São emotivos, românticos, sim, mas são repletos de muito mais intensidade e racionalidade do que a superficialidade nos permite ver. Por isso, ao cruzar com um canceriano, procure manter por perto: como amigos são uma fonte de amor e cuidado. Como inimigos, um poço de indiferença.

Gostou de saber mais sobre o signo de câncer? Que tal descobrir quais são os seus outros signos, que compõem o seu mapa astral?